Empty Realm

./Degradação, o maior elemento do terror

Qualquer um que goste de terror já deve ter se decepcionado com a quantidade de filmes merdas que existem, e também já devem ter se deparado com algo que não é exatamente classifícalvel como um terror mas que lhe causava justamente o sentimento que estava procurando. Porquê isso acontece?

Existe um elemento que eu percebi em alguns filmes e acabei batizando de degradação, ele é justamente quando a história começa com o protagonista em um nível aceitável de felicidade que vai reduzindo lentamente com as tragédias do filme. O problema é que a maioria dos filmes de terror acabam fazendo a transição de forma brusca colocando o protagonista em uma posição de perigo ou desconforto muito cedo, isso quebra o efeito do filme tornando cenas que eram pra ser extremamente chocantes em algo normal.

Um bom exemplo de filme que utiliza a degradação é o Coringa, no filme nós vemos o protagonista enlouquecendo pouco a pouco com o decorrer do filme, nós vemos uma pessoa normal caminhando para algo completamente bizarro, por isso que um tiro nesse filme consegue ser mais chocante do que muitas outras mortes brutais em filmes de terror. Existem muitas outras obras que trabalham com isso, as que na minha opinião fazem isso melhor é o jogo Lisa The Painful e os mangás Punpun e Emergence Metamorphosis, todos dessa lista não são classificados como terror mas vão te causar mais desconforto do que muitos outros filmes de terror.

A falta de degradação talvez seja o motivo dos filmes de terror atuais serem ruins, eles se tornaram ansiosos em chocar o público, mas isso é justamente o motivo deles falharem.

Até mais =)

In honor of the obscure King