Empty Realm

./Yandere Dev um gênio, mas não como você esperava

O Yandere Simulator é um jogo indie que ficou muito famoso pela sua proposta diferente dos jogos que estamos habituados no mercado: viver na pele de uma estudante apaixonada e completamente obcecada por sua paixão, tão obcecada que irá usar qualquer método necessário para conquistar o seu tão sonhado Senpai, até matar... Mas o foco desse texto não é sobre as mecânicas do jogo e sim sobre seu desenvolvedor.

Apesar do jogo estar em desenvolvimento desde de 2014 ele progrediu muito pouco, apresenta uma performance horrível, a arte do jogo é inconsistente e a mecânica do jogo apresenta várias falhas, mas mesmo assim o jogo ainda se tornou famoso, e qual o motivo? Propaganda.

O desenvolvedor tem um canal no Youtube onde ele posta vídeos dos novos recursos que ele está implementando no jogo, mas não são vídeos com uma gameplay sem comentários e que só mostra um recurso bobo funcionando, ele vai muito além disso.

O formato de vídeo que o YandereDev criou já mostra sua atratividade desde a thumbnail do vídeo, que quase sempre apresenta títulos que geram hype em qualquer seguidor do jogo, e o desenvolvimento do vídeo supre muito bem o hype gerado pelo clique, o vídeo começa com o jogo rodando no fundo enquanto toca uma música bem calma e baixa no fundo, então o YandereDev começa o dialogo. A forma como ele narra o vídeo talvez seja o maior qualidade dele, ele começa falando sobre um resumo do que ele trabalhou nos últimos tempos e depois apresenta um novo recurso do jogo, ele explica como a nova mecânica vai funcionar e como ela vai afetar a gameplay, ele então fala sobre a perspectiva do futuro do jogo no final do vídeo.

O loop que os vídeos dele criam funcionam de forma parecida com os loops de séries e novelas, e essa formúla tem como base gerar o máximo de hype possível assim prendendo atenção do seu público. Todo final de novela termina no meio de uma cena importante para criar o desejo no público de continuar assistindo e nos vídeos do Yandere Dev isso não é diferente, e esse foi o motivo do sucesso do jogo em criar uma fanbase mesmo tendo vários defeitos. Yandere dev concerteza foi genial.

A estratégia do YandereDev para criar hype é interessante de ser analizada por qualquer um que tenha interesse em desenvolver um jogo, mas apesar do hype ser bom deve-se ter cuidado para não ser esmagado pelo não cumprimento dele.

E é isso, até mais (•◡•)

In honor of the obscure King